Sem a minha família a minha casa estaria limpa, a minha carteira estaria cheia e a minha vida estaria organizada. Mas o meu coração estaria vazio... Amo vocês =D

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Quando ter um filho - a altura certa!

Quando decidimos formar família e ter um bebé eu e o meu namorado não tinhamos casa própria (e ainda não temos), eu ainda estava a acabar o mestrado e não tinha emprego (já acabei o curso mas ainda não tenho emprego - mas também a minha Mary ainda é pequenina) e ele tinha (e ainda tem) trabalho mas sem contrato. Todos nos julgaram loucos, inconsequentes, e nos criticavam. Mas a verdade é que temos tido ajudas - sim - mas nunca pedimos nada a ninguém. Se alguém tem roupa para dar aceitamos, se a minha mãe de vez em quando compra papas para a neta eu aceito, mas nunca pedi nada para a minha filha, por ter falta para lhe dar. E também não tenho tido de me privar de nada - claro não andamos sempre a comer fora, nem vamos sair para sitios onde tenhamos de gastar dinheiro mas é um comportamento que teria mesmo se não tivesse filhos. A maioria das pessoas não compreende o raciocinio por trás da nossa decisão. O meu namorado antes de eu engravidar preocupava-se se não iria atrapalhar a minha vida (que ainda estava a estudar). Mas eu queria formar familia com ele e pensei: se não engravidar agora que estou a acabar a tese depois tenho de estagiar, não vou engravidar nessa altura. Depois vou ter de arranjar um emprego, e não vou engravidar logo fica mal. Então quando? Daqui a 10 anos? E quais serão as limitações nessa altura??? Por isso, decidi avançar logo com este sonho, é claro que ponderámos as dificuldades que iriamos ter. E agora organizo a minha vida a partir do meu papel principal que é ser mãe. Esta foi a minha opção. Cada um sabe da sua vida. Mas sinto que tomei a decisão certa quando vejo amigas com conforto e estabilidade financeira, que eu de certo modo "invejo", a lamentarem-se, a dizerem que são infelizes por ainda não terem filhos, a terem os seus próprios impedimentos para a concretização deste sonho. Quando vou aos arames com as contas e tudo o que queria ter e não tenho, penso numa frase que vi há dias: Sem os meus filhos, a minha casa estaria limpa, a minha carteira estaria cheia, mas o meu coração estaria vazio... O que aprendi é que não há uma altura certa para ter um filho. Se estivermos há espera das condições ideais elas dificilmente se alcançam - sejam lá o que forem e supondo que existem. Acho que o que faz falta sobretudo é bom-senso, sempre, vontade (porque vai dar trabalho fazer com que corra bem), esperança (não somos nada sem ela) e nos dias que correm uma pitada de coragem =D

Sem comentários:

Enviar um comentário