Sem a minha família a minha casa estaria limpa, a minha carteira estaria cheia e a minha vida estaria organizada. Mas o meu coração estaria vazio... Amo vocês =D

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Socorro que virei Mãe (Sobreviver aos primeiros tempos)

Nunca se está preparada para ser mãe! É assim como um camião TIR que nos passa em cima (mas em bom). Quando chega a hora da verdade vira-nos a vida de pernas para o ar. O que não é necessariamente mau, mas para pessoas como eu com a mania de ter tudo sob controlo é um bocadito (graaande) stressante. No meu caso comecei a panicar logo no hospital confesso (parvoices de mãe de primeira viagem) e a ter um bocadinho de medo de vir com a Mary para casa (lá sentia-me protegida sempre com a ajuda das enfermeiras caso precisasse). Nos primeiros tempos ficava de rastos por não ser a super mãe e ter de deixar milhares de tarefas por fazer. No fim não fazia nada, não descansava nada, e andei com a nuvem negra da DPP a pairar ali por cima de mim durante muito, muito tempo. Tudo isso por culpa principalmente minha, mas aprendi preciosas lições que tenho todo o gosto em partilhar (não sejam teimosas como eu e não queiram ser a Super-Mom).
Coisas que podem fazer para simplificar a vossa vida como recém-mamãs:

  • No último mês antes da data prevista para o parto preparem algumas refeições simples e congelem.
  • Na mesma linha arrangem umas quantas receitas simples e rápidas e tenham à mão para quando tiverem de cozinhar.
  • Arrangem um bloquinho onde apontem os turnos das maminhas trabalhadoras (ora a esquerda ora a direita) e informações relativas aos hábitos do bebé, a que horas dorme, come, mudou a fralda... (ou talvez esta parte só para as mamãs muito maniacas da organização como eu). Acho que é bom porque nos ajuda a conhecer o bebé e perceber os seus hábitos e rotinas.
  • Definitivamente se tiverem quem vos ajude: ACEITEM! O que teria sido de mim se não fosse a minha santa mãezinha.
  • Controlem a visitas. É díficil, eu não tive lá muito sucesso porque tenho uma falha grave no plano da assertividade, mas quando vos perguntarem se podem ir visitar-vos e vocês estiverem a morrer de sono peçam para irem noutra altura. Se não tiveram a gentileza de avisar e apareceram de supresa (que bom...não...) com jeitinho peçam para voltarem noutra altura. Isto relaciona-se com a próxima regra de ouro que é:
  • Sempre que puderem durmam quando o bebé dorme. Isto é fundamental ou vão sentir-se como zombies. Para não variar não me correu lá muito bem, nem no hospital o consegui fazer... =/
  • Sejam precavidas e tenham disponiveis previamente listas de tarefas diarias que vos ajudem a voltar à rotina doméstica, com calma, sem querer fazer tudo de uma vez
  • Ponham o marido a fazer alguma coisa e ele que fique com o bebé um bocadinho enquanto vocês tomam um bom duche e se tratam.Ou enquanto vão lá abaixo tomar um cafézinho.
  • Deixem o pai ser pai. Deixem-nos mudar a fralda, dar banho, embalar. Normalmente eles não deixam cair o bebé, nem lhes vestem as calças pela cabeça... E dá um jeitão toda a ajuda que puderem dar.



Claro que se o vosso bebé dormir o dia todo e vos deixar fazer de tudo provavelmente não precisam disto para nada. Ou precisam.

Sem comentários:

Enviar um comentário