Sem a minha família a minha casa estaria limpa, a minha carteira estaria cheia e a minha vida estaria organizada. Mas o meu coração estaria vazio... Amo vocês =D

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Menus Semanais - e um esclarecimento

Olá novamente, nos últimos dias não tenho tido muito tempo para assentar as ideias e escrever alguma coisa de jeito daí a ausência.

Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que não decidi fazer um blog sobre vida doméstica poupada e organizada porque seja muito organizada (poupada sou!)... ou melhor eu até era até conhecer o meu marido que é a desorganização em pessoa e o mal é que eu vou na onda. Vai daí há dias em que olho para a baralhação dos meus dias e é de fugir. No entanto ultimamente decidi tomar as rédeas da situação e ando a aprender como ser mais organizada, também há alguns truques que a experiência me vai ensinando e por isso é que decidi aqui partilhar a minha aprendizagem. Portanto não sou uma perita mas sim uma aprendiz pelo que aceito qualquer ajuda =D

O post de hoje é sobre Elaboração de Menus Semanais, isto é planear as refeições que se vão fazer durante a semana. Isto pode parecer uma trabalheira e/ou um exagero mas acreditem que facilita muito a vida, principalmente se forem como eu que tenho mil coisas para fazer e depois como não tenho experiência de cozinhar regularmente há muito tempo (- de 2 anos) ainda não sou como a minha mãe (meu ídolo da lida doméstica) que desenrrasca qualquer coisa deliciosa com o que quer que tenha à mão. Mas como eu não sou assim se não planear arrisco-me a:

  • alimentar o meu homem (e a mim) à base de ovos mexidos/enlatados e afins
  • ter de ir à pressa comprar quaquer coisa (nada económico estar a gastar gasolina só para ir comprar uma lata de salsichas...)
  • almoçar/jantar às tantas
  • a comida ficar uma porcaria


Nada agradável e eu começo logo a stressar com a senssação que não dou conta do recado, enfim... =/

Foi então que decidi que tenho de começar a fazer um Menu Semanal de Refeições. Afinal perco no máximo uma meia-hora e de certeza que vou poupar tempo, dinheiro e o meu coração. Cada um sabe da sua rotina e quando lhe convém fazer este tipo de planeamento. Eu é ao Domingo - o ínicio de uma nova semana.
 Escolhi este dia porque deste modo posso fazer as refeições de segunda-feira com aquilo que tiver disponível, e se precisar comprar alguma coisa para o resto da semana (o que é sempre necessário mais que não seja produtos frescos, vegetais, fruta...) faço-o à Terça-feira (que já há peixe fresco na praça). Como temos um plano a cumprir e levamos uma lista dos produtos necessários também é mais fácil não comprar por impulso.
E também podemos planear as compras/refeições de modo a poder aproveitar promoções/descontos que estiverem disponíveis. Podemos também poupar ainda mais tempo planeando fazer refeições que permitam sobrar e, reinventar, por exemplo do almoço para o jantar. Uma das coisas que faço mais frequentemente quando a comida é cozido/guisado é a seguir juntar massa e outro ingrediente novo qualquer e pronto em 15 minutos está uma refeição diferente.
 Outra sugestão: há coisas que podemos fazer em grande quantidade e usar em pratos diferentes como por exemplo saltear atum com vegetais e usar uma parte envolvida com massa (tipo salada) e outra num empadão por exemplo.

Ah e planeio também as refeições da minha Princesa claro!

Sem dúvida uma dica que pode facilitar as nossas vida =D

Sem comentários:

Enviar um comentário