Sem a minha família a minha casa estaria limpa, a minha carteira estaria cheia e a minha vida estaria organizada. Mas o meu coração estaria vazio... Amo vocês =D

domingo, 11 de maio de 2014

Enxoval do Bebé Low Cost

É verdade que no respeita ao enxoval do bebé a vontade que temos, enquanto mães, é a de comprar tudo e do melhor para o nosso(a) mais-que-tudo. Além disso acresce que as coisas de bebé são todas tão fofinhas... Pelo que nesta matéria é muito grande o risco de fazermos compras que vendo bem são desnecessárias.

Bem há aquelas pessoas que simplesmente não querem coisas em segunda mão, ponto final. Neste caso acho que fazem muito bem mas esta dica não é para vocês.

Para todas as outras vejam bem, que não há praticamente nada que não se possa encontrar em segunda mão.

Pessoalmente o meu limite são chuchas, biberões e fraldas (sim já vi fraldas das reutilizáveis à venda em 2ª mão).

Tudo o resto é possivel encontrar a preços bem acessíveis, e às vezes artigos novos ainda dentro da caixa que as pessoas vendem simplesmente porque têm a mais, porque alguém ofereceu e já têm. E nesse caso até os ditos biberões e chuchas se podem comprar a preços bem convidativos. Em segunda mão comprei:

- Esterilizador de biberões Chicco 15 €(preço novo 60€)
- Bomba Manual Tirar Leite Chicco 17€ (preço novo 40€)
- Canguru Bebecar (ofereceu-me a minha cunhada)
- Aranha Chicco (oferecida pela cunhada)
- Intercomunicadores Chicco 10€ (preço novo 50€)
- Cadeira da papa (ofereceu a minha avó)
- Carrinho bebé zippy + ovo 50€ (preço novo 499€!)

Até um pacote de fraldas eu comprei 70 fraldas dodot por 2€ na feira da ladra ainda estava por abrir, ofereceram à senhora mas não era o número que o bebé dela estava a usar. Mas por sorte era o da minha =D

E depois há aquilo que nos dão. Claro que comprei umas roupinhas para a Mariana, é a minha primeira filha e merecia que a mãe lhe comprasse algo especialmente para ela. Mas foi o mínimo. E desde então nunca mais comprei uma peça de roupa. Deram-me tanta roupa que já tenho para quando ela tiver aí uns 6 anos. Então sempre que me apaixono por alguma coisa penso 7 vezes antes de comprar e por fim vence a recordação de que em casa tenho uma cómoda, duas caixas de plástico grandes e uma mala de viagem cheias de roupa para ela vestir. E coisas lindas, muitas de marca. Armazenei tudo por tamanhos, deu-me uma trabalheira mas compensa.

Não sou apologista de estarmos à espera do que nos vão dar no que diz respeito a criarmos os nossos filhos, mas a verdade é que não ofende ninguém tentar saber se há alguém com roupa (ou outras coisas) para dar. Ainda mais hoje em dia que as pessoas têm 1 ou 2 filhos e não querem mais e não sabem o que hão-de fazer a coisas que ao fim de anos sem utilização se tornam tralha. E que dão tanto jeito a outras pessoas. Deram-me:

- Roupa até aos 6 anos!
- Parque de diversões
- Berço
- Móvel Muda Fraldas
- Muitos sapatos
- Alcofa
- Saco maternidade
- Muda-fraldas
- Alguns brinquedos
- Parque
- Carrinho de bebé + ovo bebecar

Outra coisa que se pode fazer, quem tem jeito para os trabalhos manuais costuras e etc, ou quem conhece quem tenha (ex. mãe - é o meu caso) pode fazer algumas coisas, nomeadamente o edredão para o berço do bebé. É só comprar o tecido e um enchimento (acho que se chama dracalon... comprei no paga-pouco é barato) sai muito mais em conta e fica personalizado. A minha mãe também me fez o saco para a primeira roupa do bebé e um saco para as coisas do bebé.

Assim sendo o que eu comprei novo foi:
- 1 cjt lençóis *
- 2 pack 7 bodies de manga curta
- 1 pack 3 babygrow algodão
- 3 mantinhas
- 1 cjt toalha bebé + luva de mão *
- 1 saco-cama para bebé *
- 1 fato de banho *
- 1 relógio de parede para o quarto do Didll...*
- 2 vestidinhos*
- 1 álbum fotografias*
- 1 biberão MAM
- 2 chupetas*
- 2 bonecos*

E assim de repente é o que me lembro... Sendo que no máximo gastei 200€ e tenham em conta que tudo o que assinalei com * são coisas em que podia ter poupado esse dinheiro porque ou foram compras não essenciais (ex. relógio) ou precipitadas e coisas que depois não foram usadas (ex. fato de banho...) ou coisas que me ofereceram tantos que se soubesse não tinha comprado (ex. lençóis).

Por isso basicamente o meu conselho se querem manter o orçamento por baixo no que respeita ao enxoval do bebé, primeiro vejam o que podem angariar por doação (não é vergonha nenhuma que conheço muita gente rica que também aceita o que foi dos outros), depois tentem comprar aquilo que puderem e estiverem confortáveis com isso em segunda mão, não comprem muito logo, comprem o essencial porque há muita coisa que as pessoas depois oferecem (isto é diferente de estar à espera que ofereçam!). Vejam aquilo que podem fazer vocês. Em relação a certas coisas esperem que a necessidade surja, porque às vezes compramos coisas que afinal não vamos precisar. Um bom sítio para comprar roupa e texteis é a PRIMARK. Tem coisas muito em conta, no meu caso fica longe mas compensa se for para comprar muita coisa que faça falta.

Espero que tenha sido útil =D

Sem comentários:

Enviar um comentário