Sem a minha família a minha casa estaria limpa, a minha carteira estaria cheia e a minha vida estaria organizada. Mas o meu coração estaria vazio... Amo vocês =D

terça-feira, 6 de maio de 2014

Caldos Concentrados Caseiros

Não sei se costumam utilizar caldos concentrados para temperar a comida (eu usava) mas já pensaram para pensar no que é que aquilo leva (para além da enorme quantidade de sal)? No entanto eu acho que dão muito jeito e um gosto especial aos cozinhados. Então porque não fazermos os nossos próprios caldos?

Lembrei-me disso porque como vivo no campo e temos galinhas quando se cozinha um frango do campo seja o que for que planeie fazer com ele tenho sempre de lhe dar uma cozedura na panela de pressão primeiro pois a carne dos frangos do campo é naturalmente mais rija. E nada melhor que acrescentar uns bons temperos e depois aproveitar para fazer cubos de caldo de galinha caseiríssimo =)

Faço assim, ponho o frango a cozer com um tiquinho de azeite, sal, pimenta, cominhos, salsa, cebola, cenoura, aipo (adoro!), uma malagueta em vez da pimenta se gostarem do gosto. E mais aquilo que se lembrarem a gosto e que achem que fique bem (ex. hortelã). Cozo na panela de pressão, 30 minutos depois de começar a chiar. Ponho o caldo naqueles saquinhos para cuvetes de gelo. A cenoura e a cebola podem esmagar com um garfo e usar para fazer um arrozinho =D

E pronto, temos uns caldos de galinha deliciosos prontos a dar um gostinho especial a uma sopa, um arroz... o que for. Também se pode fazer na versão peixe, usando uma cabeça/espinha de peixe, com marisco (que tal aproveitar a água da cozedura do camarão). E uns belos caldos de carne usando para isso uns ossinhos de vaca (não sei como é noutros sítios mas no talho onde vou são de graça).

E com a vantagem de sabermos o que estamos a comer ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário